falar e ouvir

A oralidade (saber falar e ouvir) desempenha um papel importante na aprendizagem e é central para o desenvolvimento da compreensão e do saber

No Colégio da Penina valorizamos o importante papel do “saber falar” e “saber ouvir” no desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças e promovemos a discussão e o debate como atividades diárias nas nossas salas de aula.

Criamos tempos para que os nossos alunos se tornem oradores confiantes e envolventes, bem como, ouvintes ativos através de um vasto leque de experiências. Assembleias, recitais de poesia, debates sobre diversos temas e apresentação de trabalhos de pesquisa oferecem aos nossos alunos a oportunidade para falar com diversas finalidades e responder a questões e ideias levantadas por outros.

As apresentações representam uma parte importante do “falar e ouvir”: os alunos são encorajados a preparar apresentações sobre um dado tema para os seus colegas. Esta atividade promove a criatividade e leva os alunos a preparar os seus próprios Power Points, panfletos ou cartazes. As apresentações são avaliadas pelas professoras, focando-se nos conteúdos, na estrutura e na apresentação. E é dada uma informação a cada aluno para o ajudar a melhorar as suas competências de “Falar e ouvir”.

O Colégio da Penina procura expandir o desenvolvimento destas competências, dando continuidade ao “Saber Falar e Ouvir”, através da rubrica “vamos falar sobre…”, em que desafia os pais/as famílias a conversar com os filhos sobre temas sugeridos. Quinzenalmente são colocadas duas questões para serem discutidas/faladas em casa entre pais e filhos. Podem fazê-lo durante as viagens casa/escola, à mesa de jantar ou durante o fim-de-semana. Na segunda-feira os alunos são convidados a partilhar os pontos de vista e conclusões a que chegaram com os colegas.