Promoção saúde e segurança

Promoção da saúde e segurança

No Colégio da Penina encorajamos a adoção de um estilo de vida saudável, fomentando a prática da atividade física regular, quer através das aulas semanais de educação física, quer através das atividades desportivas extracurriculares, como natação, miniténis e karaté. Dispomos de espaços exteriores amplos que permitem que as nossas crianças brinquem ao ar livre em contacto com a Natureza.

Temos uma enorme preocupação com o fornecimento de refeições saudáveis e nutritivas, com ementas diversificadas e confecionadas com produtos da região.

Educamos os nossos alunos para uma alimentação saudável, promovendo o consumo de legumes e frutas e baixando o consumo de açúcares e de gorduras.

O nosso Colégio é visitado de forma regular por profissionais para a realização de rastreios óticos e de saúde oral que informam os pais se algo for necessário.

Os nossos Planos Anuais integram sempre atividades de promoção da saúde e segurança.

Acidentes e primeiros socorros

A quase totalidade dos membros do Colégio tem formação em primeiros socorros pediátricos, o que lhes permite dar uma resposta adequada a ocorrências básicas.

Em situações mais graves, os alunos são transportados ao hospital com aviso imediato aos pais.

Escola em Segurança

O Colégio da Penina pretende desenvolver uma cultura de segurança entre os seus alunos e funcionários, promovendo a interiorização de comportamentos e regras.

O Plano de Emergência estabelece a Estrutura Interna de Segurança e os moldes em que se desenvolvem os Planos de Evacuação.

Duas vezes por ano, são feitos exercícios de Evacuação que envolvem toda a população escolar, a fim de estabelecer rotinas e testar comportamentos adequados em situações de emergência.

O controlo de acessos é um elemento fulcral da segurança, por isso, garantimos a abertura de portas apenas a utilizadores autorizados com horários de acesso preestabelecidos. Este sistema de controlo de acessos encontra-se interligado a um sistema de circuito fechado de televisão, que o complementa.

Para garantir a segurança nas saídas, a entrega dos alunos é feita pela funcionária responsável, aos Encarregados de Educação, ou a outros por eles indicados, mediante apresentação de identificação.

A segurança contra incêndios está garantida pela existência de equipamentos de segurança, nomeadamente de alarme e extinção de incêndio e meios de primeira intervenção em todos os espaços onde necessário.

Promoção da saúde e segurança

Acidentes e primeiros socorros