português

O ensino do Português tem um lugar de grande importância no Colégio da Penina.

Mais de uma hora diária em cada turma, do 1º ao 4º ano, é dedicada a desenvolver competências na área do Português, através de uma diversidade de atividades inter-relacionadas: consciência fonológica, leitura, escrita, conversação (falar e ouvir).

Procuramos fomentar nos nossos alunos uma paixão duradoura pela leitura e a capacidade de apreciar a literatura.

No Colégio da Penina promovemos a descoberta do mundo mágico aberto pela palavra escrita e falada através de visitas de escritores, do estudo de obras de literatura infantil recomendadas como obras obrigatórias pelo Ministério da Educação e outras do Plano Nacional de Leitura. Fomentamos idas a espetáculos de teatro e a participação em representações de peças infantis.

1º e 2º anos

Nos primeiros anos do 1º ciclo começamos por trabalhar um programa estruturado e dinâmico ao nível da consciência fonológica e da correspondência fonema/grafema. Este proporciona aos nossos alunos a estrutura base necessária para progredir na leitura e na escrita.
Desenvolve-se a capacidade leitora através da leitura de textos em grande grupo ou em pequenos grupos e durante sessões individuais com a professora. Os alunos têm ainda um sem número de oportunidades de por em prática as suas novas capacidades nesta área.

Sessões diárias de escrita, trabalhadas individualmente ou em pequenos grupos, consolidam a consciência da ortografia, da sintaxe e da pontuação. Este ênfase na escrita garante que os nossos alunos soltem a sua criatividade, registando ideias rápida e fluentemente e que recorram a estruturas frásicas cada vez mais complexas e a um vocabulário progressivamente mais rico.

3º e 4º anos

Nestes anos os nossos alunos ganham mais autonomia, expressando-se através da escrita de forma criativa.

Sessões dinâmicas de escrita criativa asseguram aos nossos alunos a inspiração a partir da riqueza das obras de literatura infantil abordadas e encorajam-nos a experimentar a sua própria expressão.

O Programa Avançado de Leitura vem dar resposta à importância que atribuímos às competências leitoras enquanto base de toda a aprendizagem.

Com as atividades desenvolvidas no seu âmbito, ambicionamos a formação de leitores competentes, o desenvolvimento da fluência da leitura – precisão, rapidez, expressão, compreensão – procurando alargar o vocabulário e simultaneamente aumentar a compreensão dos textos ouvidos e lidos.

A aplicação deste programa, logo no Pré-escolar, visa o aparecimento de competências de leitura precoce, através do desenvolvimento da consciência fonológica.

Conseguimos assim resultados visivelmente superiores ao exigido.

O ensino do Português tem um lugar de grande importância no Colégio da Penina.

1º e 2º anos

3º e 4º anos

Conseguimos assim resultados visivelmente superiores ao exigido.