Cute pupils and teacher in classroom with globe at the elementary school

O Colégio da Penina ambiciona assegurar um desenvolvimento harmonioso que permita que as crianças se tornem alunos confiantes e autónomos com uma excelente preparação para os anos futuros.

Procuramos garantir uma transição equilibrada entre os vários anos de escolaridade, garantindo que em anos mais avançados os nossos alunos sintam que fazem parte de uma comunidade escolar onde são acarinhados individualmente.

Temos como preocupação maior, aprendizagens bem estruturadas e significativas que dotem os nossos alunos de uma formação sólida quer a nível de conteúdos, quer de atitudes, alicerçadas num conjunto de valores como a solidariedade, a interajuda, a responsabilidade e a autonomia.

Em cada sala de aula, a professora titular apoiada por uma auxiliar, trabalha com toda a turma, desenvolve trabalhos com pequenos grupos ou ainda orienta um acompanhamento individualizado, procurando dar resposta a necessidades individuais.

As áreas trabalhadas incluem o Português, a Matemática, o Estudo do Meio – apoiadas transversalmente nas TIC’s – para além da área das expressões, Físico-Motora, Musical, Plástica, Dramática.

Durante o ano letivo desenvolvem-se eventos especiais como viagens e visitas de estudo, assembleias e apresentações para a comunidade escolar, a celebração do Natal com a magia da nossa festa, o piquenique da Páscoa, o Dia das Atividades.

Ao longo do 1º ciclo, o gosto pela leitura é fomentado através da exploração de um conjunto de obras selecionadas entre as de maior qualidade da literatura infantil (obras de leitura obrigatória e sugeridas no Plano Nacional de Leitura). O gosto pela leitura é também fomentado através da organização de visitas de escritores infantis e da exploração das suas obras.

O nosso trabalho nesta área é orientado pelo Programa Avançado de Leitura.

Como parceiros fundamentais no ensino da leitura, os pais são frequentemente convidados a vir ler e partilhar com os alunos livros da sua própria escolha.

O foco principal no 1º ano é a aprendizagem da leitura, pois é o meio fundamental que dá acesso ao conhecimento em todas as outras áreas do currículo. Atividades de leitura são diárias, englobando leitura individual autónoma, leitura guiada e leitura partilhada.

A partir do 2º ano e nos anos seguintes são aprofundadas as competências da leitura, focando-se na fluência, na compreensão e na aquisição de vocabulário.

No 3º ano os alunos dão início a uma preparação para os ciclos vindouros, sendo-lhes exigida uma maior responsabilidade a vários níveis: escrita, trabalhos de casa e organização.

O 4º ano prepara os alunos para grandes mudanças e para a transição para o 2º ciclo. Com um maior grau de maturidade e de autonomia, irão preparar-se para os exames de final de ciclo, que se realizam a nível nacional.

Irão estudar um conjunto de tópicos verdadeiramente desafiantes, tanto na área de Estudo do Meio, como da Matemática, garantindo que este é um ano particularmente estimulante.

O nosso trabalho nesta área é orientado pelo Programa Avançado de Leitura.