Como voltar à escola com otimismo: 5 conselhos
Arranca Setembro! Mês de regresso às aulas, novas ideias, novos sonhos, compra de material escolar, enquadrar horários da família, atividades extracurriculares, entre outros... Como entendem os mais novos o regresso às aulas?
O stress imposto pela recuperação necessária de rotinas afeta as crianças? Como podemos eliminar este efeito junto dos nossos filhos antes do regresso às aulas? Como podemos tornar estas primeiras semanas mais fáceis? Estas são as dúvidas mais comuns levantadas pelas famílias que procuram apoio. Não é nada fácil recuperar estes hábitos. É por isso que partilhamos algumas dicas convosco, neste artigo.
– Volte às aulas aos poucos: comece por ir acordando os seus filhos mais cedo, cerca de dez dias antes do início das aulas ou do regresso ao jardim de infância, é uma ideia fantástica. Assim, começamos a eliminar o fator “sono e cansaço” da lista de inimigos do “volta à escola”.
– Instaure uma rotina com atividades em casa e/ ou uma obrigação durante os últimos dias de férias: durante as férias deixamos as rotinas ficarem em segundo plano porque é positivo no dia a dia não termos nenhuma agenda de trabalhos. Mas assim que nos aproximamos do momento do regresso às aulas, devemos conseguir que os mais pequenos se sentem a fazer algo relacionado com as tarefas da escola, brincar sentados com massinhas, incentivar a pintura e ainda que se vistam sozinhos e que sejam autónomos na hora das refeiçõs. Desta maneira, no regresso ao ambiente escolar não serão tão sentidas a falta da família, da ajuda da mãe, do pai ou dos avós.
– Outra boa estratégia é dedicar os fins de semana a atividades que foram praticadas nas férias e com as quais se divertiram muito, tais como: andar de bicicleta, passear de patins, jogar à bola com os irmãos, ver filmes em família, etc. O facto de a rotina ter começado, não significa que devemos deixar para trás o que tanto nos faz gostar do Verão. Vamos assim aproveitar os fins de semana para fazer uma transição leve. Para que não se elimine o que mais divertido se fez, nas férias grandes. É uma forma de fazer com que sintam que o que viveram nas férias não acabou por completo, mas que … já faz parte delas.
– Quanto à pergunta se o stress do regresso às rotinas pode afetar os mais pequenos, a resposta é sim. As conversas que temos na frente deles, da tremenda chatice que é regressar às rotinas, da vontade de continuar na praia, não estou com vontade de nada, agora de volta à confusão, às tarefas … toda este sentido de discurso que acontece à frente dos mais pequenos é, sem dúvida algo que eles rapidamente absorvem e que posteriormente utilizam para enfrentar o regresso às aulas. O que podemos fazer? Obviamente todos queríamos ficar na praia, mas para uma boa gestão da nova etapa, talvez seja útil começar por dizer: agora é tempo de voltar a aprender, de rever os amigos, fazer os trabalhos de casa e outras atividades; no final temos os fins de semana para descansar e brincar. Resumindo este ponto: a rotina tem seus pontos positivos e destacá-los ajuda todos e em particular aos nossos filhos. Ajuda-os a entenderem os seus benefícios e a encará-la com maior motivação para recomeçar.
-Para além disso, quando pensamos no regresso à escola e começamos a iniciar esse percurso já sabemos que com ele vêm as atividades extracurriculares, o desporto, a possibilidade de aprender a tocar um instrumento, as aulas de dança e teatro ou a descoberta de um novo idioma. Cada uma destas atividades deve ser encarada com entusiasmo pelas crianças.