O conceito de Educação pela Arte foi desenvolvido por Herbert Read (poeta anarquista e crítico de arte e de literatura britânico), na segunda metade do século XX, na sua obra sua “Education throught art” (A Educação pela Arte). Na sua obra, Herbert Read defende que a arte deve constituir a base da educação e aponta caminhos para a sua aplicação.

A Educação pela Arte visa, sobretudo, contribuir para o desenvolvimento mais global da personalidade da criança.

Tanto a creche, como o pré-escolar e o primeiro ciclo dedicam parte do seu tempo à Arte, permitindo que os alunos dêem asas à sua criatividade.

Desde os primeiros anos, os alunos experimentam diversos meios de expressão artística, dando início à expressão das suas ideias criativas em duas e três dimensões. Aprendem sobre a teoria da cor e conhecem uma variedade de artistas, pintores e escultores.

As crianças são estimuladas a trabalhar em grupo e individualmente, a explorar e discutir ideias e pensamentos, dando realce ao processo criativo e desenvolvendo a capacidade vital de colaborar uns com os outros.

Neste conceito, a expressão artística é entendida como o meio privilegiado para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem com base na criatividade, na liberdade de expressão do sentir e do pensar, no prazer de aprender e de experimentar caminhos diversos e alternativos.

Tendo como ponto de partida o desenvolvimento da personalidade de forma harmoniosa, educar pela arte permite, também, o desenvolvimento do sentido crítico, imaginação, memória, lógica, poder de análise, síntese e de reflexão, atributos necessários ao bom desempenho das atividades académicas regulares.

O contacto com diferentes culturas e com meios de expressão tão diversos como música, imagens, teatro, dança, pintura ou desenho, permite crescer envolto num ambiente altamente estimulante recheado de novas oportunidades de aprendizagem. A criança desenvolve-se em harmonia consigo própria, com o mundo e com os outros, mas também no respeito pela diversidade.

Aprender através do erro e da experiência, ouvir histórias, representar diversos papéis, expressar-se livremente pelo movimento, pelo desenho ou escrita, transforma a criança num ser ativo, empático, aberto à mudança e consciente dos vários papéis e contextos onde se desenvolve: família, cultura, escola, sociedade, etc..

As artes e o desenvolvimento estável e harmonioso da personalidade da criança:

• A criança aprende imitando. Os primeiros estádios da aprendizagem começam pela imitação. Mas a criança também é um ser dinâmico e a educação deve levar em isso em consideração, não pretendendo que seja apenas um recetor acrítico das ideias dos adultos. Deve ser estimulada para prestar atenção, para ser curiosa, para questionar, para trabalhar e produzir e, desta forma, aprender.
  • Quando a criança representa situações e personagens, interpreta imagens, lê e inventa histórias, pinta e desenha livremente aquilo que sente e a forma com vê e sente o mundo, liberta-se, expressa-se, comunica, cria novos mundos de fantasia, aprende a reconhecer os seus sentimentos e assim, a controlar as suas emoções, a crescer e a desenvolver uma personalidade segura e equilibrada.
  • Está comprovado que a aprendizagem da música em idades pré-escolares desenvolve as suas capacidades intelectuais. A partir dos 5-6 anos, a música estimula o desenvolvimento da zona cerebral que está preparada para trabalhar a abstração, tal como a matemática.
  • A dança e o teatro, por exemplo, trabalham a coordenação motora, a disciplina, a capacidade de concentração e a memória, competências necessárias para aprender matemática, ler ou escrever.
  • Explorar os livros de forma criativa ou representar histórias em diferentes cenários, estimulam a imaginação e a criatividade mas também ajudam a criança a adquirir novos saberes, a interpretar o significado e o duplo significado das palavras, a saber resolver problemas com base nas experiências e vivências das personagens e a percecionar diferentes realidades.
  • A expressão pessoal inerente ao processo criativo atiça a curiosidade e a vontade de aprender, incentivando o desenvolvimento pessoal de forma autónoma e crítica, em permanente interação com o mundo e com os outros.
  • A expressão artística dá prazer, liberta os sentidos, desperta emoções, proporciona momentos lúdicos únicos e grandes descobertas. Por tudo isso, a educação pela arte incentiva a autoafirmação, reforça a autoestima e a coerência da personalidade, permitindo à criança realizar-se enquanto pessoa e atingir o reconhecimento pelos seus pares.
  • Aprender brincando promove o desenvolvimento emocional, facilitando a interação com os outros, a partilha de sentimentos, de emoções e de conhecimentos.
  • As artes são uma forma de conhecer, compreender e integrar como próprias diversas manifestações culturais, de aprender o respeito pela diferença, de incentivar o desenvolvimento de um espírito tolerante, livre e disponível para aceitar os outros tal como se apresentam, sem juízos de valor, sejam eles positivos ou negativos.

Alguns trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos em contexto de Colégio: