As palavras são da porta-voz e mãe, Susana Vieira Tendinha. Este é um testemunho dos pais dos alunos do 4º ano.

Testemunho dos pais:

“Boa tarde a todos.

Depois deste maravilhoso espetáculo, onde as nossas meninas e os nossos meninos estiveram fantásticos, uns verdadeiros artistas, queria pedir-vos só uns minutinhos para, em nome de todas as mães e de todos os pais dos nossos finalistas do 4º ano, dedicar, a algumas pessoas aqui presentes, umas breves palavras de grande gratidão e de reconhecimento, pelo importante contributo no desenvolvimento e formação dos nossos filhos.

Mesmo não mencionando os anos anteriores, para uma grande parte das nossas meninas e dos nossos meninos, foram quatro anos que, com certeza, ficarão marcados nas suas memórias como uma das melhores fases das suas vidas. E este sentimento dever-se-á não só às brincadeiras, aos projetos e às muitas viagens que fizeram, mas, também, ao carinho, ao afeto e à formação que receberam. Cada um deles deixará, certamente, um bocadinho de si no colégio e levará, seguramente, um bocadinho do Colégio da Penina consigo.

Poderia ficar aqui durante horas a recordar os vários momentos, as peripécias, traquinices, ralhetes, choros, risos, enfim, as muitas histórias vividas por eles e por nós, mas seria, com certeza, demasiado comovente, não haveria lenços para tanta lágrima e, provavelmente, chegaríamos atrasados ao jantar, o que não é de bom-tom.

Assim sendo, quero começar por agradecer à professora Fernanda, também diretora do Colégio, a sua disponibilidade, o seu empenho, a exigência pedagógica da instituição, a proximidade com os alunos, o conhecimento que tem de todos e o jogo de cintura, que a experiência lhe foi conferindo, tão necessário na relação com os pais e encarregados de educação.

Agradecer, à D. Carmo e à D. Sílvia, as senhoras da secretaria, sempre prestáveis, simpáticas e disponíveis para nos atender, ou aos nossos filhos, resolvendo, ou esclarecendo as muitas questões que se impõem.

Também um obrigado à D. Odete e à D. Helena, as nossas cozinheiras, que estiveram sempre lá para garantir que os nossos filhos não passavam fome e tinham uma alimentação saudável, mimando-os pontualmente, com uns bolinhos que eles gabavam bastante.

Obrigado aos professores Vítor, de música e Rui, de educação física, pela paciência e pelo contributo essencial no desenvolvimento físico e artístico das nossas meninas e dos nossos meninos.

Um muito obrigado à Ana Paula, à Suzete e à Ita, que foram três pessoas importantíssimas na formação de todos eles. Obrigado pelas horas e pelo carinho que lhes dedicaram, apoiando-os na sala de aula, acompanhando-os nas refeições e vigiando-os no recreio, zelando sempre pela sua segurança e bem-estar.

Por fim, quero, em nome de todos os pais deixar não um, mas dois grandes e muito especiais obrigados.

O primeiro é para a professora Isabel, porque recebeu uma grande parte desta turma, no 1º ano, e teve a tarefa algo ingrata de lhes limar as arestas e incutir as regras inerentes ao 1º ciclo, muitas vezes difíceis de aceitar e de cumprir, por parte dos mais novos. Fez um excelente trabalho.

O segundo obrigado, obviamente, é para a professora Andreia.

Não é fácil encontrar as palavras certas para agradecer a alguém em quem depositámos, de forma muito direta, a responsabilidade e a confiança de educar e formar os nossos filhos e que assumiu esse papel de corpo e alma. Assim sendo, só nos resta dizer:

Professora Andreia, obrigado pelo seu carinho e pela sua dedicação;

Obrigado pelo seu rigor e exigência;

Obrigado pela entrega e preocupação;

Obrigado pelos castigos e pelos abraços;

Obrigado pela paciência e compreensão;

Obrigado por acreditar em todos eles;

Muito obrigado por tudo.”

Agradecemos o testemunho dos pais e todos os elogios, bem como, a confiança depositada no Colégio ao longo destes anos. Muitas felicidades para todos, e um beijinho muito grande aos nossos meninos, por parte de toda a equipa!